A ideia do estatuto é padronizar as legislações e sistemas de tributação no país.
O Senado anunciou, nesta quarta-feira (19), que pretende realizar sessões de debates temáticos, ainda sem data marcada, para discutir o projeto que institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias.
Já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 178/2021 simplifica o sistema tributário e facilita o cumprimento de obrigações tributárias pelo contribuinte.
A ideia do Estatuto de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias é padronizar legislações e sistemas de tributação, o que pode resultar em um ganho de tempo para a rotina da classe contábil. Um dos objetivos é reduzir custos para as administrações das unidades federadas e para os contribuintes.
O requerimento para a sessão temática é do senador Fabiano Contarato (PT-ES), subscrito pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Eliziane Gama (PSD-MA). O projeto foi apresentado pelo senador Efraim Filho (União-PB) quando ainda era deputado. O relator é o senador Alan Rick (União-AC).
Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/55471/simplificacao-de-obrigacoes-tributarias-sera-discutida-no-senado/