A Receita Federal irá liberar nesta sexta-feira (21) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024.
O pagamento da restituição está programado para ocorrer no dia 28 de junho. Os valores serão creditados na conta bancária informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada.
Como consultar a restituição do IRPF?
Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar o site Meu Imposto de Renda e clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta simples pode ser feita por meio deste link, onde será necessário informar o CPF, o ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.
Para informações mais detalhadas, é possível acessar o portal e-CAC, onde se pode verificar o status da declaração, identificar possíveis pendências ou divergências, e até retificar eventuais erros. Para acessar o e-Cac, é necessário ter uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br.
Quem deve receber no 2º lote?
O pagamento do 2º lote do IRPF segue a ordem de entrega do documento e a lista de prioridades abaixo:
Contribuintes com 80 anos ou mais;
Contribuintes com 60 anos ou mais;
Pessoas com deficiência física ou mental, ou com doença grave;
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Aqueles que fizeram a declaração pré-preenchida ou optaram pela restituição via PIX.
Devido às enchentes recentes no Rio Grande do Sul, a Receita Federal também incluiu os moradores afetados no grupo prioritário para receber a restituição do IR 2024
Calendário de pagamento
As restituições serão liberadas na seguinte ordem:
1º lote: 31 de maio (já pago);
2º lote: 28 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 30 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.